quinta-feira, 23 de outubro de 2014

"Outubro Rosa"



Como a maior parte sabe iniciamos o mês de Outubro com uma campanha na luta contra o câncer de Mama e na importância da sua prevenção.
Esta Causa na qual também apoio tem como nome  "Outubro Rosa"
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais causa mortes entre as mulheres em todo Mundo. Isso porque muitos dos casos são descobertos tardiamente, quando o tumor já está avançado.
 O diagnóstico precoce é fundamental para todas as mulheres , quanto mais cedo o câncer de mama for descoberto, maiores as chances de sucesso no tratamento.
O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve como consequência de alterações genéticas em um conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. 
Gera o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário 
quanto dos glóbulos mamários.


Como prevenir o câncer de mama?

 Manter uma dieta adequada ajuda no controle do peso, na prevenção de doenças crônicas e melhora a saúde. Além disso, ter um corpo saudável  previne o surgimento de tumores.
 Mulheres que consomem vegetais com frequência na sua alimentação diária  têm até 45% menos chances de desenvolver câncer de mama, de acordo com  estudos realizados. 
 Alimentos como brócolis,  couve e hortaliças  são ricos em glucosinolatos, que são aminoácidos com um papel importante na prevenção e tratamento de câncer de mama.
A prática de atividade física regular  reduz os níveis de estrógeno, hormônio relacionado ao risco de câncer, diminui o estresse e ajuda no controle do peso, fatores que também influenciam no desenvolvimento de câncer de mama.
 Mulheres que vivem uma rotina muito agitada e estressante têm também quase o dobro de chances de desenvolver câncer de mama. Técnicas de respiração, meditação e relaxamento,  ajudam a controlar o estresse e a ansiedade.
 O consumo de  álcool  pode aumentar as chances de câncer de mama em 30%. Mulheres com sobrepeso ou obesidade correm mais risco de desenvolver câncer de mama sobretudo ao atingir a menopausa.As que amamentam  seus filhos por, pelo menos, seis meses, têm 5% menos chances de desenvolver câncer de mama. Quando a mulher amamenta, ela estimula as glândulas mamárias e diminui a quantidade de hormônios, como o estrógeno, da sua corrente sanguínea.

Exames preventivos

Mamografia

Atualmente, é o melhor exame para o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mamografia é capaz de detectar um nódulo  antes mesmo que ele se torne palpável. Quando o diagnóstico é feito dessa forma, ainda no início da formação do tumor, as chances de cura se tornam muito maiores.A mamografia deve ser feita somente em mulheres acima dos 35 anos, pois as mamas de pacientes mais jovens possuem pouca gordura e isso faz com que  dificulte a visualização de lesões.A  primeira mamografia deve ser feita aos 35 anos de idade, mesmo que não exista nenhum sintoma. 
Mulheres com 40 anos, sem sintomas, também devem fazer um exame mamográfico. Mulheres entre 40 e 49 anos devem fazer uma mamografia a cada dois anos. Se houver casos de câncer na família a mamografia deverá ser feita anualmente nesta faixa etária. E, aquelas com 50 anos ou mais, uma mamografia anualmente.Qualquer paciente que apresente nódulo na mama deve procurar o seu médico e fazer mamografia bilateral o mais breve possível.
Vamos todas se prevenir e levar esta mensagem a todas as Mulheres para amenizar esta que é a doença mais dolorosa que nos pode roubar a vida .
Gostaria que partilharem este post nas vossas redes sociais bem como comentarem este post com vossas opiniões , ajudando assim outras Mulheres e apoiando esta causa.
                                                                                    "Outubro Rosa" 




19 comentários:

  1. Muito bom artigo! Obrigada por toda esta informação, é muito útil! Infelizmente pode acontecer a qualquer mulher, e temos de estar sempre atentas a qualquer sintoma! Prevenir é a palavra chave!

    ResponderEliminar
  2. Pessoalmente já apanhei um susto, mas felizmente não passou disso.
    Por isso nada melhor que estarmos atentas ao nosso corpo.

    ResponderEliminar
  3. Acho muito importante que esta informação seja passada, pois é um problema que afeta muitas mulheres em Portugal,e não só! Eu pessoalmente estou sempre muito atenta e inclusive este ano fiz a primeira mamografia num chek-up de rotina.

    ResponderEliminar
  4. Nunca é demais relembrar, toda a vigilância é fundamental, infelizmente estas doenças ocorrem com tanta frequência que só nos resta investir na prevenção.

    ResponderEliminar
  5. Causas destas merecem todo o meu apoio, alertar as pessoas para este flagelo da sociedade, alertando e apelando à prevenção!

    ResponderEliminar
  6. não sabia dos brócolos e couves, muito bom este artigo.. obrigada

    ResponderEliminar
  7. Cada vez mais devemos apostar na prevenção, porque infelizmente estas doenças aparecem quando menos se espera e evitar o pensamento que "isto nunca me irá acontecer".

    ResponderEliminar
  8. Eu apoio esta causa! Obrigada por toda a informação :)

    ResponderEliminar
  9. acho que este é um tema que assusta a maioria das pessoas.. todas conhecemos um caso ou passamos por ele ou temos na familia. eu tenho uma tia que teve, amigas que morrerem com ele, amiga que já retirou uns 3 tumores e continua na boa, uma miga que desenvolveu um benigno por ter levado pancada.. temos que ser fortes e lutar.
    um abraço a todas... Eu Apoio esta causa !

    ResponderEliminar
  10. é sempre bom termos em atenção estas coisas e prevenir-mos

    ResponderEliminar